Navegação


 Blog


 Retornar ao fórum

Fórum dos Fóruns   

5 dicas para promover seu fórum na internet

Shek | Publicado 07/09/17, 10:37 am

Promover um site na internet está cada vez mais complicado nos dias atuais. O detalhe que muitos deixam passar pode ser a principal razão e ferramenta que pode indicar o sucesso da sua comunidade. Conheça os 5 procedimentos que podem mudar completamente o seu fórum na internet e torná-lo um "monstro" do sucesso!

1. Cooperação ou Competição

Existe uma grande confusão dos webmasters sobre este ponto. O outro fórum é um concorrente ou cooperador? É fácil de entender isso quando você analisa as estatísticas dele e começa a usar isso ao seu favor.

No artigo "como lidar com a competitividade" postada no blog ShiftActif, Shek Crowley explica que "o nível de competição é tão grande, que aquele membro que está incomodando em seu fórum pode ser na verdade um administrador de outra comunidade tentando causar-lhe problemas". Neste tipo de situação, é que devemos alinhar a equipe e saber nos portar como verdadeiros mestres da justiça.

A verdade é que os outros fóruns não são competidores e sim "cooperadores". Saber inovar é algo que te coloca em uma posição completamente diferente e mostra o quanto você é diferente. Isso chama atenção de qualquer usuário interessado no conteúdo que discute em sua comunidade. Em outras palavras, ser você mesmo é o ideal. Lidar com os demais fóruns é lidar com um fórum igual ao seu.

2. Parcerias de sucesso

Você sabia que tudo o que faz em seu fórum é reflexo do seu perfil administrativo? Neste momento, as parcerias é um dos pontos que precisam ser revisados com muita atenção. Segundo o artigo "dicas para obter parcerias de resultado", tudo gira em torno de lealdade, aparência e condições entre os parceiros.

2.1 - Procure por parceiros interessados em seu conteúdo:

Se o parceiro está interessado apenas na quantidade de movimento que seu fórum tem, já desconfie de suas intenções. Ele não buscará ajudá-lo com a troca de tráfego, e sim ter o nome dele lá em sua comunidade. O ideal é que ambos os parceiros troquem referências entre si em tópicos, dizendo quão o conteúdo um do outro são importantes para os membros da comunidade.

2.3 - Assuntos que esteja na mesma categoria que a sua:

Não quer dizer que você deve a todo custo permitir que outro fórum que trata do mesmo assunto que o seu tenha a sua logo-marca em sua comunidade. Procure por parceiros da mesma categoria que sua comunidade. Exemplo: Se seu fórum é um RPG de Naruto, logo, aceite parceiros de outra categoria de jogos (RPG), como One Piece ou Pokémons.

2.4 - Use seus membros ao seu favor:

Além do ponto 2.1, use seus membros para transmitir a palavra daquele parceiro para redes sociais ou páginas (indicando o seu fórum como referência, é claro). Entenda que ter um parceiro é o mesmo que ter um "irmão". Seus membros são como seus filhos... E com isso, você terá uma família que adora seu conteúdo e não se importará em publicá-lo na internet.

3. Seu fórum é uma rede social?

Seja qual for a rede social, saiba que este é um ponto fundamental para comunicar-se com seus membros. É claro, você precisa definir para seus membros que o local correto para discussões é seu fórum, pois, afinal de contas, é lá que você está todo tempo. 

Faça de tudo para que sua comunidade esteja participando dos assuntos. A verdade, é que o mundo só gira porque "existem perguntas", e você pode ser a pessoa com as respostas. Deixe sua comunidade curiosa sobre os conteúdos que você pretende promover e use as redes sociais para compartilhar pequenas dicas do que está por vir.

O 5º ponto mencionado no artigo para expandir o nome do seu site na internet deixa claro que seu conteúdo precisa estar sempre atualizado para que não se perca em meio dos cooperadores de conteúdo (ou seria competidores?). Interação e cooperação andam de mãos dadas, e para conseguir isso peça para seus membros levarem seu conteúdo para fora do fórum compartilhando links dos tópicos.

4. Não dê sossego para o Google

Calma... Não fique enviando Emails nos fóruns de discussão do Google por causa desse título "rsrsrs". Quando falamos para não dar sossego ao Google, queremos dizer que você pode enviar links para o Google indexar na pesquisa. Como fazer isso?

Existem muitas dicas, mas, você pode consultar abrindo um tópico no setor de suporte: https://ajuda.forumeiros.com/c2-suporte

5. Aceite as críticas

Depois do conteúdo, revisar o ponto de vista de todo mundo é outro fator que pode diferenciá-lo dos demais.

Todo mundo tem um pensamento diferente do outro, e isso é fato, mas, aceitá-lo é que pode ser o ponto que pode diferenciá-lo dos demais. Permita que seus membros dê opiniões sobre como sua comunidade pode melhorar. Não resposta imediatamente um tópico do tipo "feedback", pois, isso tem um impacto muito negativo. Não deixe-os pensar que não está vendo, pois, você tem que de uma forma involuntária dizer que está vendo. Vamos criar um exemplo: Destacar aquele tópico de sugestão com um ícone especial ou colocá-lo como importante no setor de sugestões pode mostrar o quão você e sua equipe estão ligados no que é comentado.

Tome cuidado com as sugestões, porque nem tudo o que vier pode ser benéfico naquele momento. Saber dizer "não" pode mudar o rumo de um debate, então, procure ser sempre flexível e analisar com apoio da sua equipe o que pode ser feito para depois dar um parecer final.

Sobre o autor