[FAQ] Modificar os templates do Fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Membro Entusiasta
  • 0

[FAQ] Modificar os templates do Fórum Empty [FAQ] Modificar os templates do Fórum

Mensagem por Solkis 28.06.09 9:43

Modificar os templates do fórum
Através da modificação das páginas dos templates, poderá fazer várias modificações na estrutura do Fórum, podendo criar novos efeitos para o tema, e poderá ainda incluir novos conteúdos nas páginas, mesmo em locais, que não são possíveis através das funções normais do Fórum.

Modificar os templates do fórum
PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Gestão da edição dos templates

A edição de template é o que faz com que seu fórum tenha o maior número de personalizações possíveis. Este recurso é agradável e merece cautela para ser editado, afim de evitar qualquer bug ou erro na publicação. Você pode contar com o apoio de nossos voluntários para editar seu template.

Painel de Controle Seta Branca Visualização Seta Branca Templates

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Modificar os templates do Fórum Cp_tpl10
[FAQ] Modificar os templates do Fórum 110111 Seta Forçar modelos padrão - Ao selecionar a opçao Sim, todos os templates editados perdem o seu valor, sendo substituído pelo template padrão (sem edição). Mesmo ativando o recurso, os templates editados continuam com as edições feita pelo Administrador.
[FAQ] Modificar os templates do Fórum 110210Seta Nome - Esta coluna mostra o nome de cada template em específico. Estes nomes são responsáveis pela edição de uma parte do fórum, sendo seguida por uma extensão chamada de .tpl. Ou seja, index_body.tpl ! Apesar de não ser visível, você poderá usar este posicionamento para indicar os templates.
[FAQ] Modificar os templates do Fórum 110310Seta Descrição - Uma breve descrição a respeito do template mencionado. Este ajuda-o a saber exatamente que parte do fórum está para ser editado.
[FAQ] Modificar os templates do Fórum 110410 Seta Valor padrão- Consiste no valor padrão do seu template de fórum. Ou seja, cada versão possuí um template específico. Este link Valor padrão quando clicado exibe o código padrão do seu template sem edições, independente do template mencionado estar editado.
[FAQ] Modificar os templates do Fórum 110510Seta Status - Qualquer atribuição feita ao template será mostrada nesta coluna, afim de informar o Administrador de que o template encontra-se pendente ou publicado. Quando este não estiver público, pode ser visto pelo Administrador no fórum antes mesmo de ser publicado (como uma espécie de pré-visualização).
[FAQ] Modificar os templates do Fórum Pervie10
[FAQ] Modificar os templates do Fórum 110510Seta Ação - Permite editar ou excluir os templates do fórum. Para isso, basta clicar no botão Editar para editar.

Páginas modificáveis

O template é constituído por várias páginas, estando estas dividida por grupos! Todas as páginas do Fórum estão representadas, sendo que poderá alterar qualquer parâmetro, claro que, seguindo as regras, como veremos mais à frente, antes, vamos analisar as páginas que podem ser modificadas:

Geral
Spoiler:

Portal
Spoiler:

Álbum
Spoiler:

Calendário
Spoiler:

Grupos
Spoiler:

Postar & Mensagens Privadas
Spoiler:

Moderação
Spoiler:

Publicações
Spoiler:

Perfil
Spoiler:

Versão Móvel (Mobile)
Spoiler:

As variáveis de template

Antes de editar um template, tem de já ter uma ideia do que pretende fazer, uma vez que a modificação que deseja efectuar, possa ter solução através de outros métodos como CSS! Você assim como qualquer usuário pode concluir uma edição personalizada de template, tendo conhecimentos básicos no HTML.

[FAQ] Modificar os templates do Fórum Variab10

Todos os templates são compostos por "Variáveis"". Essas variáveis nada mais são do que um conjunto de funções correspondentes ao código, que ao ser aplicado exibe no fórum um determinado código ou leitura. Por exemplo, a variável USERNAME entre chaves, representa um código que quando usada, é automaticamente trocada pelo nome do usuário que está em uma "sessão" (Por exemplo, o <?php session_start(); ?> do PHP).

  1. Para editar um template terá de carregar no ícone modificar: "[FAQ] Modificar os templates do Fórum Editer"

  2. Depois de fazer a modificação no código, terá de carregar em "salvar"

  3. De seguida poderá visualizar o Fórum com a modificação, carregando em "[FAQ] Modificar os templates do Fórum New_window_black", para fazer uma previsualização antes de aplicar definitivamente a página modificada

  4. Com a certeza de modifcação da página, deve publica-la carregando em "[FAQ] Modificar os templates do Fórum Ajouter"

  5. Quando pretender voltar À forma original, apenas terá de carregar em "[FAQ] Modificar os templates do Fórum Supprimer"


Aspectos importantes antes de modificar um template

Antes de proceder à modificação duma página do template é necessário ter em conta alguns critérios em conta:
  • Ter um bom conhecimento em HTML:
    os templates estão, essencialmente, contruídos sobre a linguagem HTML, logo é importante ter conhecimento desta lingugaem, para que sempre que faça uma alteração, saber em quais as tag's que modificou, quais as tag's que adicionou, para que no final a página esteja dentro das regras de programação.

  • Cuidado com a variáveis:
    As páginas estão repletas de variáveis, ás quais não podem ser modificadas, elas são a fonte de alimentação de todos os conteúdos que aparecem no Fórum, qualquer alteração num variável, causará a não leitura de certos valores, sendo que no Fórum, aparecerá a variável que colocou e não o valor, em alguns casos, poderá até desconfigurar a página, logo é necessário precaução na altura da modificação.

  • Os templates baseam-se basicamente na alteração visual:
    A alteração das página, visa essencialmente uma modificação de estrutura de forma a estabelecer novo visual, podendo ser alteradas, classes CSS, mas como não é possível alterar variáveis, não é possível alterar conteúdos, frases que visualizamos no Fórum.

  • Adição de novos conteúdos:
    Pode incluir-se novos conteúdos nas páginas, script's ou construções em HTML, todos os conteúdos podem ser inseridos, respeitando sempre as regras de programação, já quanto a variáveis, estas não são transmissíveis, não funcionam em páginas diferentes, pode acontecer, que funcione em mais do que uma página, mas é muito raro.


Modificar os templates do fórum
PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

Dúvidas gerais

  • Houve uma atualização, e eu tenho páginas modificadas?
    Quando houver uma atualização, terá de ter em atenção ao tópico do anúncio da atualização, pois caso haja alguma modificação nas páginas dos templates, terá de a fazer a modificação manualmente, visto que as páginas alteradas antes da atualização, não sofrerão a mdificação respectiva da atualização.


Solkis

Solkis
Membro Entusiasta
Membro Entusiasta

Membro desde : 26/01/2008
Mensagens : 9983
Pontos : 12071

https://ajuda.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos