[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Membro Entusiasta

[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Empty [FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos)

Mensagem por Solkis 24.04.10 21:31

[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Boite_email Anexos
Às vezes gostaríamos de adicionar arquivos em nossas mensagens no fórum, mas sem ter que hospedar antes em um serviço distinto do fórum, sendo que também o anexo ficará numa caixa junto à mensagem. Agora poderá ter esta opção, todos os anexos serão guardados dentro do Estoque do fórum, ocupando o espaço que você determinar.



--> Perguntas e respostas freqüentes <--
Gerir a função de anexar arquivos (anexos)




- Ativar e configurar os anexos:
Pode-se configurar o sistema de anexos em:
Painel de controle -> Geral -> Mensagens, MP e Emails -> Anexos

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Img113
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110111Seta Autorizar anexos - Marque esta opção caso queira que os usuários do seu fórum possam enviar anexos nas mensagens (caso tenham autorização). Ativando esta opção poderá também gerir o espaço usado pelos anexos na aba "Diversos" (será tratado no fim do tutorial).
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110210Seta Espaço destinado aos anexos - Defina (em kb) a quantidade do espaço total que será destinada aos anexos. Também pode-se configurar através da aba "Diversos", como falaremos mais à frente.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110310Seta Tamanho máximo do anexo - Defnia qual o tamanho máximo do anexo, cada arquivo que será anexado poderá, no máximo, ter este peso.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110410Seta Máximo de espaço permitido para membros - Do total, defina quanto será dedicado aos membros do fórum. Todos aqueles que não possuem poder de moderação está incluso neste grupo!
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110510Seta Máximo de espaço permitido para moderadores - Do espaço total, defina quanto poderá ser usado pelos moderadores, nível que inclui todos com o poder de moderar e também os administradores.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110610Seta Número máximo de anexos por mensagem - Defina quantos anexos , no máximo, poderão ser enviados junto com uma determinada mensagem.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110710Seta Tamanho máximo para imagens - Quando o anexo for no formato de imagem, defina quais serão suas dimensões máximas, acima destas, as imagens não poderão ser salvas.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110810Seta Exibir miniatura dos anexos nas mensagens - Quando enviarmos um arquivo do tipo imagem, na mensagem, veremos sua miniatura, caso esta opção esteja ativada.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 911Seta Tamanho máximo das miniatura - Defina o tamanho máximo das miniaturas dos arquivos do tipo imagem (configurados no item anterior), se a imagem for maior que este limite, ela não será redimensionada.


- Gerenciar os arquivos enviados através do Painel de controle:
Sempre que um usuário envia um arquivo, este pode ser manoseado através do Painel de controle, para dar aos administradores toda liberdade de suprimi-los, caso necessário. Para vê-los:
(Arquivos que já foram deletados) Painel de controle -> Geral -> Mensagens, MP e Emails -> Anexos -> Lixeira
(Por tipo de arquivo) Painel de controle -> Geral -> Mensagens, MP e Emails -> Anexos -> Espaço de armazenamento

Quando suprimimos um arquivo, ele é enviado para a lixeira, onde pode ser restaurado ou então suprimido definitivamente do fórum. Em ambas as páginas é possível gerenciar os arquivos, que são divididos tanto por tipo como também pelo usuário que os enviou.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Img212



- Configurar as autorizações para o envio dos anexos:
Podemos configurar quais níveis de usuário poderão enviar e fazer downloads dos anexos pertencentes à um determinado fórum. Para isso temos somente de aceder à Gestão das categorias e fóruns, que se encontra em:
Painel de controle -> Geral -> Fórum -> Categorias e fóruns -> Fórum desejado Autorizações

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Img310
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110111Seta Apagar mensagens e os próprios anexos - Defina se o autor do tópico pode apagar suas próprias mensagens e também os seus próprios anexos. Lembre-se que quando se dá o poder de moderação à alguém, ele vem com este poder incluso.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110210Seta Enviar anexos - Defina quem poderá enviar anexos nas mensagens. Lembre-se que para que ele possa enviar anexos ele também deverá poder escrever mensagens.
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110310Seta Baixar anexos - Defina quem pode baixar os anexos. tenha em conta somente que os convidados, por padrão, não poderá baixa-los. Não há como modificar esta opção.


- Envio e visualização dos anexos nas mensagens:
Quando o usuário pode enviar arquivos, ele verá as seguintes opções abaixo da caixa de escrita de mensagens, opções que lhe permitirão enviar os arquivos. Somente é necessário ter cuidado com os tipos que são aceitos. São eles:
3g2, 3gp, bmp, doc, docm, docx, gif, jpg, m4a, m4v, mov, mp3, mp4, mpg, pdf, png, pps, ppt, pptm, pptx, swf, tif, txt, wma, wmv, xls, xlsb, xlsm, xlsx, zip
(Clique na imagem para ampliar)
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) An210

Após enviado, poderemos ver o resultado em uma mensagem, neste caso ativamos a opção de exibir miniaturas no caso de ser uma imagem, mas também existe um arquivo de outro formato, para que possa perceber as diferenças entre eles. Vejamos:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Img410




--> FAQ do Tutorial <--
Gerir a função de anexar arquivos (anexos)




  • O usuário pode controlar os arquivos enviados por ele?
    Sim, para isso o usuário deverá carregar em Perfil, no menu principal do fórum e depois escolher a aba "Anexos". Por lá ele terá acesso total aos seus arquivos:

    (carregue na imagem para aumentar)
    [FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Img511
  • Pode-se modificar os ícones usados nos anexos?
    Sim, todos os ícones se encontram na gestão das imagens. Para encontra-los, basta aceder à:
    Painel de controle -> Visualização -> Imagens e cores -> Gestão das imagens -> Modo avançado -> Botões
    Os botões relacionados são "Baixar anexos" e "Ver anexos"
  • Como posso gerenciar o espaço usado pelos anexos e pela galeria?
    Para configurarmos a divisão do espaço devemos aceder à:
    Painel de controle -> Diversos -> Estoque -> Gestão

    (carregue na imagem para aumentar)
    [FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Untitl21
    [FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) 110111Seta Repartição do espaço disponível - Mude o seletor azul até que o espaço para a galeria e para os anexos estejam como quer. De cada lado verá um, fazendo o balanço com o seletor. Para que tenha informações precisas, poderá ver abaixo dados como o espaço usado por cada um e o total.
  • Existe alguma forma de impedir que determinado usuário não envie anexos?
    Sim, para isso basta aceder à getão dos usuários em:
    Painel de controle -> Usuários e grupos -> Usuários -> Selecionar usuários

    Nesta página poderá tanto gerenciar os arquivos enviados pelo usuário como também probi-lo de enviar anexos marcando não para a opção "Pode enviar anexos"




© Fórum dos Fóruns



[FAQ] Gerir a função de anexar arquivos (anexos) Act_bottom Se tiver alguma dúvida relacionada com este tópico crie um tópico com o seguinte título:
[Dúvida] Gerir a função de anexar arquivos (anexos)
Solkis

Solkis
Membro Entusiasta
Membro Entusiasta

Membro desde : 26/01/2008
Mensagens : 9983
Pontos : 12071

https://ajuda.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos