[FAQ] Dicionário dos Blogs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[FAQ] Dicionário dos Blogs

Mensagem por Oto! em 13/07/12, 05:05 pm

Dicionário dos Blogs

Para facilitar a administração do seu blog, Criarumblog.com tomou o cuidado de criar um pequeno dicionário das palavras técnicas mais encontradas.

--> Perguntas e respostas Frequentes <--
Dicionário Criarumblog.com


Palavras e significados
AgregadorÉ um Software ou serviço em linha que permite a leitura dos Feeds RSS. Assim você pode acompanhar as novas mensagens publicadas em seus blogs favoritos. Podemos ainda chamá-lo "leitor RSS".
BilheteSinônimo de "nota" ou de "atualidade", um bilhete pode se limitar a um simples link ou a uma foto. Mais freqüentemente, pode compor de um pequeno texto enriquecido de links externos. Cada um dos bilhetes publicados pode ser comentado pelos visitantes do blog.
Blog ou weblogUm blog é uma website pessoal no qual um ou mais autores publicam, no decorrer do tempo, artigos (também chamados posts ou bilhetes),organizados em categorias e apresentados em ordem cronológica inversa. Os leitores do blog podem assim comentar o conteúdo dos artigos e links externos podem enriquecer o blog.

O blog é em sua essência individual. Diferentes dos fóruns onde cada usuário é em igualdade em relação à publicação do conteúdo, um blog permite que seu autor apresente suas idéias a todo o mundo. Pode acontecer que vários autores se reunem para publicar artigos sobre um mesmo tema em um blog comum.
BlogRollBlogRoll é uma lista de links, situada geralmente na barra do menu do blog, que direciona para outros sites de outros blogueiros, ou para sites de referência da escolha do autor do blog. O blogroll, na maior parte das vezes, delimita uma "subcomunidade" de "amigos" blogueiros.
BlogosferaO conjunto de blogs existentes ou a comunidade de blogueiros.
BlogueiroAquele ou aquela que cria um blog.
BloguesiaContração de "Blog" e de "Burguesia". Termo irônico que designa a "elite" dos blogueiros, quer dizer os blogueiros mais conhecidos, os mais populares.
CSS(Cascading Style Sheets - CSS, linguagem que permite um controle mais simplificado da formatação de páginas HTML ou XML). Se trata de um arquivo que reune um conjunto de instruções que definem a aparência do site (cor ou papel de parede, posicionamento das diferentes partes da páginas ou fonte, etc.). O obejtivo é de separar o conteúdo da página (arquivo .htm, php, etc.) do seu estilo, a fim de poder mudar de estilo mais facilmente.
CategoriasCategorias são temas gerais onde frequentemente o autor publica artigos. É possível visualizar todos os artigos em uma dada categoria.
FotoblogBlog essencialmente composto de fotografias.
HTMLLinguagem de programação, adotada no mundo inteiro, para criar documentos hypertextos e construir páginas na internet. Hoje, vários software permitem criar páginas HTML sem conhecer uma palavra desta linguagem.
Interface dos blogs ou o painel de controleÉ a partir da interface de administração do seu blog que você pode gerenciar todas estas opções. Nós criámos um grande número de funções que facilitam a ergonomia e a interação com os usuários, e mais outras tradicionais funções acessíveis às páginas da internet.
MultiblogUm multiblog é um blog no qual vários blogs podem ser criados e organizados, segundo as suas próprias categorias ou assuntos e visualizados na ordem que você quiser. Os visitantes do multiblog podem, em seguida, comentar os assuntos dos seus artigos, as suas fotos ou vídeos… Cada blog pode ter seu próprio design, suas próprias imagens, seus próprios redatores ….
OPMLAbreviação de "Outline Processor Markup Language". Formato derivado do XML que permite dividi a lista dos seus flux RSS favoritos e importar aquelas de outros blogueiros em seu agregador.
PermalinkPermalink, em inglês, é a contração de "Permanent Link". Endereço da internet (URL) de cada bilhete publicado em um blog. O permalink é um meio prático de direcionar para um bilhete conhecido, sem limite de duração, mesmo depois que ele tenha sido arquivado no blog de origem.
PingAção de enviar um sinal para outros sites ou blogs desde que um novo bilhete é publicado. Vários sites atualizam em permanência e em tempo real a lista dos blogs que os "ping". Estes sites federadores permitem à qualquer momento de acompanhar os blogs atualizados mais recentemente
PingbackMétodo que permite ao blogueiro de ser informado, automaticamente, quando um link é feito direcionado para seu blog.
RSSLinguagem de trocas de informações simples. Um arquivo RSS é um simples arquivo de texto no formato XML que admite a descrição sintética do conteúdo. Você pode, por exemplo, recuperar dinamicamente as novidades de um site de informação que propõe un flux RSS diretamente em seu computador com um software apropriado, ou ainda visualizar de modo dinâmico um resumo das últimas notícias deste fio em seu website.

O interesse deste método é de permitir a um usuário de ser alertado desde que seus blogs favoritos forem atualizados. O método permite igualmente de ”sindicar“ o conteúdo publicado, permitindo – simplesmente e de modo automático – que outros websites publiquem o todo ou uma parte deste conteúdo.
Sindicação de conteúdoProcedimento pelo qual o aurtor ou editor de um site torna disponível toda ou uma parte do seu conteúdo, para publicação em outro website. Este procedimento se desenvolveu largamente com a vulgarização da norma RDF e de flux RSS. Encontramos atualmente numerosos sites "agragando" de modo automático as atualidades publicados por outros. O mais frequente, apenas o título da atualidade é "sindicado" e, via um link hypertexto, ele reenvia para o site de origem da publicação do texto.
TrackbacksÉ um protocolo estabelecido que permete a intercomunicação automática entre websites. Ele permite um blog "A", por exemplo, notificar um blog "B" de que houve um novo post em "A", e que este novo post pode interessá-lo. Isso se dá através de Ping (mensagens curtas) enviadas de "A" para "B", desde que o post é feito. Desta maneira sempre vai existir um vestígio das reações que aquele primeiro post provocou, sobretudo se estas reações foram publicadas em outros locais da web. Se "A" edita uma reação à um post de "B", "B" será notificado. "B" poderá assim ver todas as reações provenientes de outros blogs. O interesse é que isso se faça de modo automático, possibilitando ter uma memória das trocas realizadas, e é claro sem sair do seu próprio blog ("A" não precisa ir no blog de "B" para postar uma reação ao blog de "B", nem para informá-lo de que isso foi feito).


© Suporte do Criarumblog


Se tiver alguma dúvida relacionada com este tópico crie um tópico com o seguinte título:
[Dúvida] Dicionário Criarumblog.com
avatar

Oto!
Hiperativo

Inscrito dia : 07/04/2011
Mensagens : 3363
Pontos Ativos : 4818

Ver perfil do usuário http://ajuda.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum