[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Empty [FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG

Mensagem por Freecs 02.07.09 23:17

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Jeux Módulo RPG


O Módulo RPG permite a você adcionar algumas opções para alguns membros atravéz de Fichas de Personagens, podendo ser Campo de Texto, Barra, Lista de Escolha, Texto / Lista ou uma Tabela, por exemplo características das motos dos membros num fórum sobre motoqueiros.



--> Perguntas e respostas freqüentes <--
Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG




[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Logo Criação dos campos RPG

- Temos de aceder à gestão do Módulo RPG;
Para que possamos configurar o módulo RPG e criar campos que depois serão estudados mais profundamente, teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> RPG -> Gestão dos Campos.
Agora, siga atentamente os passos para configurar o seu módulo RPG:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img124

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110111 Seta Exibir a ficha de personagem - Aqui você deverá marcar como "sim" para poder ativar o módulo RPG. Caso queira desativá-lo deverá marcar "não".
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110210 Seta Modificar o título "Ficha de personagem" - Aqui você deverá escolher um nome para o módulo RPG, como por exemplo em um fórum sobre jogos pode ser utilizado o nome no Jogo. Ele será exibido no perfil e nas mensagens dos membros que as tem ativadas.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110310 Seta Ativar os lançamentos de dados - Aqui você deverá marcar como “Sim” para poder ativar o lançamento de dados. Caso queira desativá-lo, deverá marcar “Não”. Vale lembrar que, esta opção estará disponível em todas as mensagens, podendo ter ou não, os valores obtidos (após o lançamento) modificados. Mais detalhes desta opção mais à frente.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110410 Seta Modificar termo "lançar dados" Este termo caracteriza a funcionalidade deste módulo, que é de “lançamento de dados”. Contudo, você pode alterá-lo para um termo que mais lhe agrade.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110510 Seta Usuário "mestre" - Aqui você deverá definir quem será o usuário mestre, ele terá o poder de modificar toda e qualquer ficha de personagem.

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Logo Para mais informações sobre a função "Lançar dados", veja o tutorial expecífico da função:
Gerir a função "Lançar dados"


- Vamos compreender somente como funciona a gestão dos campos:
Abaixo da lista de configurações poderá ver a lista dos campos do módulo RPG, que depois serão estados mais á fundo, neste momento somente nos interessa compreender como os gerir, vejamos:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img214

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Haut [FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Bas
Seta Ordem - Através destes botões, poderá ser ordenada a posição dos campos, o que terá significado quando estes são exibidos. Pois esta ordem será levada em conta. O menor primeiro e o maior valor por último, para os campos RPG no Perfil e também nas mensagens.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Editer
Seta Editar - Possibilita a edição dos campos, para qualquer modificação do seu conteúdo ou do próprio nome do mesmo, é como se estivéssemos a criá-lo novamente.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Supprimer
Seta Excluir - Elimina o campo, mas é necessário ter em atenção que ao proceder à eliminação, o campo não poderá mais ser recuperado.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110111
Seta Adicionar um campo - Sempre que pretender gerar um novo campo deverá clicar nesta opção, para que dê início à construção de sua estrutura e seus valores.


- Vamos primeiramente compreender cada tipo de campo antes de partir para a criação:
poderemos optar em criar alguns tipos de campos, isso dependerá do que pretendemos fazer. Iremos ver a utilidade de cada um e o modo como ele é visualizado:

Tipos
Campo de texto
Você pode digitar um texto simples e que possua curta extenção, sem formatações HTML ou BBCode, como por exemplo: "Apelido" ou "Idade", isso irá depender do assunto que é abordado em seu fórum.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img412
Barra
Exibirá uma barra progressiva segundo 2 inteiros. Você pode inserir um inteiro para valor padrão, por exemplo: "Pontos de vida", "experiência".
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Left_bar_bleue[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Full_bar_bleue[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Right_bar_bleue (100/100)
Lista de escolha
Você poderá escolher diversas escolhas predefinidas para criação, por exemplo: "Raça", "Competências"...
[Valor da lista]
Texto/Lista
Exibirá o texto bruto com a única vantagem de que poderá conter ou um campo com um texto grande ou mesmo uma lista. Por exemplo: "Descrição", "Lista de aperfeiçoamento" entre outros.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img510
Tabela
Poderá preencher com os tipos de dados que desejar, estes serão visualizados em uma estrura de tabela, muito útil para agrupar informações semelhantes. Por exemplo armas e o nível de cada uma.
(Carregue na imagem para ampliar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img511


- Compreendido cada tipo, iremos à primeira etapa da criação:
Para criar o campo deverá seguir o que foi descrito no ponto dois, agora vejamos o que teremos de fazer pois isso será feito em duas etapas distintas pois para cada tipo de campo há uma opção diferente e que deve ser analizada. Vejamos:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img610

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110111Seta Nome do campo - Aqui você deverá atribuir o nome para o campo. Este que será exibido na ficha de personagem no perfil de qualquer membro.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110210Seta Tipo - Agora lhe será exibida uma lista para que se possa configurar qual tipo de campo deseja criar. Poderá escolher o que se adeque melhor ao que pretende fazer, baseado nas informações do ponto anterior.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110310Seta Ordem - Aqui deverá ser atribuído um número inteiro compreendido entre “1” e “50”. Este valor será equivalente à ordem de exibição dos campos. Por exemplo, se atribuírem “1” como valor, este campo será o primeiro dentro todos a ser exibido na ficha de personagem.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110410Seta Valor padrão - Pelo momento não preencha este campo pois ele irá variar dependendo do tipo de campo que escolher. Mais para a frente falaremos sobre cada uma das escolhas e como as configurar.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110510Seta Modificável pelo membro - Marque esta opção para dar permissão ao membro de modificar os valores do campo. Ou, deixe desmarcada para que apenas a Administração e/ou Moderação possa alterá-los.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110610Seta Visível nos fóruns - Marcando esta opção, o campo será exibido na coluna de perfis em todas as mensagens que o membro postar. Desmarcando-a, este campo será apenas visível na ficha de personagem do membro, que poderá ser acessada através do seu Perfil. Vale lembrar, que o máximo de campos visíveis num fórum é de três campos.
Salve as alterações feitas na página, verá que ao clicar em "Adicionar um campo", você não sairá da página pois terá de fazer a configuração do campo conteúdo padrão. Iremos estudar mais detalhadamente isso no próximo ponto do tutorial.
Freecs

Freecs
Membro

Membro desde : 09/02/2009
Mensagens : 644
Pontos : 805

http://www.hunterworld.forum.st

Ir para o topo Ir para baixo

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Empty Re: [FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG

Mensagem por Freecs 02.07.09 23:18

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Logo Gestão dos campos RPG


- Agora vejamos cada tipo de conteúdo padrão, para cada tipo de campo:
Veremos como teremos de fazer a personalização de cada campo diferente e alguns pontos que são necessários de serem explicados pois a sua compreensão será de grande importância ou durante a criação ou mesmo depois. Veja também que o valor padrão será definido para todos os usuários mas este pode ser modificado como veremos mais ao final do tutorial.

Tipos
Campo de texto
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img710
Não há segredo neste campo, somente terá de colocar o valor que será exibido para os usuários, lembrando que o mesmo poderá ser somente texto ou com formatação HTML.
Barra
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img710
Caso queira criar um campo do tipo “Barra”, aqui deverá conter um número inteiro como valor padrão para a mesma. Por exemplo, se optar pelo número “50”, a barra será exibida com um valor mínimo e máximo igual a “50” (50/50).
Lista de escolha
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img810
Terá de adicionar em cada campo uma das opções que deseja. Para excluir uma opção, deixe o campo vazio e clique em "Adiconar/excluir a opção". Para modificar uma opção, substitua o texto e clique em "Adicionar/excluir a opção". Somente poderá criar 30 opções e todas terão de ser em texto bruto.
Texto/Lista
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img910
Também terá de ser um texto bruto, a única diferença é que neste terá a opção de pular linhas, diferentemente do que acontecia no tipo "Campo de texto".
Tabela
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1010
Para excluir uma opção, deixe o campo de texto vazio e clique em Adicionar/Excluir a linha. Para modificar uma opção, substitua o campo texto e clique em Adicionar/Excluir a linha. 512 opções no máximo. Para excluir uma opção, deixe o campo de texto vazio e clique em Adicionar/Excluir a coluna. Para modificar uma opção, substitua o campo texto e clique em Adicionar/Excluir a coluna. 512 opções no máximo. Ao final poderá fazer uma previsualização de como está ficando sua tabela.
Poderá salvar o seu campo, desta vez será redirecionado á página da gestão dos campos do módulo RPG. Poderá criar os campos que desejar utilizando esta estrutura.



- Concluído o quinto ponto, você pode modificar o estilo dos campos para seu módulo RPG:
Poderemos fazer a personalização particular de cada um dos campos RPG que possuimos em nosso fórum. Para isso teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> RPG -> Estilos dos campos.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1110


Terá de selecionar o campo que deseja fazer as alterações e depois deverá carregar em "editar" [FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Editer. Dependendo do tipo de campo será exibido algumas opções diferentes, veremos isso nos próximos pontos.



- Vejamos primeiramente as opções que estarão disponíveis para todos os tipos:
Todos os tipos de campos apresentam algumas opções que são semelhantes e que podem ser estudadas em conjunto. Vejamos quais são e qual é a ação de cada uma.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1210

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110111Seta Imagem associada ao campo - Aqui você pode definir uma imagem para o campo, basta atribuir a sua URL que pode ser gerada por qualquer serviço de hospedagem. ela será exibida ao lado esquerdo do título e poderá ser de qualquer tamanho. Caso não a queira poderá deixar o campo em branco.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110210Seta Fonte do campo - Aqui você pode aplicar cor ao título do campo. Basta selecionar uma através do sistema de cores hexadecimal.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110310Seta Posição de visualização - A Ficha de personagem se divide em duas colunas. Através desta opção podemos definir se o campo estará localizado na colouna direita ou na esquerda. Somente lembrando que isso terá valor somente no perfil do usuário pois nas mensagens todas serão colocadas uma abaixo da outra.


- Alguns tipos de campos possuem algumas opções extras, vejamos cada uma delas e seus devidos campos:

Tipos
Barra
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1311
Poderá definir imagens personalizadas para a barra. Somente é importante ressaltar que todas tem de possuir a mesma altura pois caso contrário haverá deformações na barra.
Lista de escolha
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1410
Poderá escolher uma cor diferente para cada opção, além de uma imagem que será exibida no local do texto nas mensagens e na ficha de personagem.
Texto/Lista
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1510
Poderá definir uma altura e largura para o campo de texto, tendo em consideração o espaço do local onde desejar que o mesmo seja colocado. Recomendamos que sejam utilzandos valores próximos aos predefinidos.
Tabela
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1410
Poderá fazer uma personalização de cores e também de uma imagem que fica ao lado da coluna/linha. Poderá modificar cada uma em particular. Somente tenha atenção ao tamanho das imagens que utiliza pois elas não podem ser muito grandes.
Freecs

Freecs
Membro

Membro desde : 09/02/2009
Mensagens : 644
Pontos : 805

http://www.hunterworld.forum.st

Ir para o topo Ir para baixo

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Empty Re: [FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG

Mensagem por Freecs 02.07.09 23:18

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Logo Gerar as fichas de personagem


- Agora já podemos gerar as fichas de personagem pelo Painel de Controle:
Poderemos cirar as fichas de personagem para quem desejarmos que ainda não a possua criada através do Painel de Controle. O próprio membro também poderá criar a sua própria Ficha de Personagem mas, isso veremos mais detalhadamente ao final do tutorial.
Para gerar as fichas aceda á:
Painel de Controle -> Módulos -> RPG -> Preecher as fichas.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1610


Terá de selecionar o membro que deseja gerar a lista. Nesta seção poderá ver todos os que ainda não á possuem, podendo ser você a gerar. Para fazer isso carregue em: "Gerar" [FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Editer.



10º - Após gerar, teremos de preencher os valores:
Para que possamos preencher os valores do campo personalizado que criamos e também adicionar uma imagem para o personagem do participante. Vejamos primeiramente como devemos escolher o membro para editar. Aceda á:
Painel de Controle -> Módulos -> RPG -> Fichas de personagem.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1710

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Editer
Seta Editar - Possibilita a modificação de todo o conteúdo presente na folha, exceto o próprio título do campo. Clicando neste botão, você encontrará ainda disponível a opção "Enviar a imagem a partir de uma URL", que representará o avatar do seu personagem, servindo assim, como um complemento à sua ficha. Se preferir, poderá deixar este campo em branco.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Supprimer
Seta Excluir - Elimina a ficha do membro, contudo, uma vez excluída, a ficha poderá ser gerada novamente. Basta seguir os passos do 9° capítulo: “gora já podemos gerar as fichas de personagem pelo Painel de Controle”.
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Gauche[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Droite
Seta Visualização dos campos - Permitem mostrar ou esconder de uma forma simplificada, todos os campos da ficha, exibindo apenas o título do campo e uma breve parte de seu conteúdo.


11º - Os membros também podem gerarem suas próprias fichas e a personalizar:
Caso o membro deseje o mesmo poderá criar a sua própria ficha de personagem e modificar os campos ao qual tem acesso. Eles não possuem acesso ao Painel de Controle, sendo assim essa modificação é feita somente através do perfil.
Para gerar terá de aceder á:
(Perfil modo simples) Fórum -> Perfil -> Ficha do personagem do Membro.
(Perfil modo avançado) Fórum -> Perfil -> Aba Título 'Ficha de personagem'.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1810


Para gerar a sua própria ficha de Personagem bastará carregar em "Gerar". No próximo ponto veremos como e o que poderemos modificar.



12º - Vejamos como e quais campos podem ser modificados pelo perfil:
O membro poderá editar alguns campos em seu perfil, mas somente os que possuem esta autorização, ela foi definida durante a criação dos campos no ponto quatro. Também Clicando neste botão, você encontrará ainda disponível a opção Enviar a imagem a partir de uma URL: que representará o avatar do seu personagem, servindo assim, como um complemento à sua ficha. Veremos:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img1910

[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG 110111Seta Enviar a imagem a partir de uma URL - Representa o avatar do seu personagem, este nada tem relacionado com o avatar global do fórum, servindo assim, como um complemento à sua ficha. Se preferir, poderá deixar este campo em branco.


13º - Por fim, vejamos o resultado em uma mensagem:
Como sabe, podemos escolher três campos para serem exibidos nas mensagens do membro caso o mesmo possua a ficha de Personagem criada. Veja o resultado final:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Img2010





--> FAQ do Tutorial <--
Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG




  • Quantos campos RPG podem ser criados?
    Não possuimos esta informação mas, deve girar em torno de 50.

  • Podem ser do mesmo tipo?
    Sim. Desde que o total não seja superior ao total de campos.
  • Posso criar mais tipos?
    Não. Somente estão disponíveis aqueles tipos e não há como adicionar mais.
  • Posso impedir o membro de gerar sua própria Ficha?
    Não. Todos tem o direito de as criar. O que podá fazer é, quando um membro criar sua Folha e você não desejar, poderá deletá-la.





© Fórum dos Fóruns



[FAQ] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG Act_bottom Se tiver alguma dúvida relacionada com este tópico crie um tópico com o seguinte título:
[Dúvida] Gerir as Fichas de personagem e o Módulo RPG
Freecs

Freecs
Membro

Membro desde : 09/02/2009
Mensagens : 644
Pontos : 805

http://www.hunterworld.forum.st

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos