Análise de http://narutorpgakatsuki.com.br

Ir em baixo

03042018

Mensagem 

Análise de http://narutorpgakatsuki.com.br

Ficha de avaliação do fórum: http://narutorpgakatsuki.com.br/
Análise pedida por:Shion
Nota final:6.7/10
Revisor:MateusAnjosV
Data da conclusão:31/03/2018

Conteúdo, linguagem e primeiras impressões
Nota parcial: 3.0/4.0
As categorias, fóruns e sub-fóruns estão dispostos de forma lógica, saliento-lhe ainda a organização das nomenclaturas; estão situadas acima de cada área que está sendo visualizada, respectivamente, e foram distribuídas de forma congruente.

É fato que há serviços prestados dentro da categoria “Atendimento”, todavia, noto que usufruiu da descrição dela para fazer uma “propaganda” ao próprio recrutamento staff. Por consequência, acabou não englobando todas as funções da categoria, para não me alongar mais nisto, recomendo-lhe também que evite o grande clichê “nesta área” nas descrições e também procure descrever TODAS as categorias, mesmo as que pareçam ser muito óbvias. Ler mensagens robóticas e repetitivas é exaustivo e demasiadamente desnecessário. Ser impessoal e coesivo é a chave.

As ilustrações das categorias são feitas pela mesma imagem, digo, a maioria. Apesar do tema ser voltado ao manga/anime Naruto e existir um certo favoritismo ao personagem – pelo menos por quem elaborou o tema - acrescentar outros personagens, além dele, como “background” na categoria tiraria o seu fórum da mesmice, pois acredito que concordas comigo na dinamicidade existente em todo o tema, mas essa qualidade não é encontrada nessas imagens.

As minhas primeiras impressões com relação ao tema foram excelentes, notei a aplicação do modernismo, porém sem exagero, o que é crucial para não assustar os convidados. É válido ressaltar que apesar do fórum transmitir uma certa recepção, notei que os chamados “estudantes”, assim como eu sou em vosso fórum, tem uma certa dificuldade na interação com veteranos. Particularmente, tive três tentativas falhas antes de conseguir êxito na interação com os usuários.

Com relação a escrita, notei a utilização da linguagem culta em muitos dos casos, excluindo é claro off-tópicos porque obviamente os usuários devem ser desenvoltos, até para fugir um pouco da temática RPG.

É grande o conteúdo de autoria própria para vosso fórum, todavia noto que há fragmentos sem as devidas referências bibliográficas. Afinal, vós não criastes as descrições dos jutsos, ex.: Katon: Gōkakyū no Jutsu, dê uma rápida pesquisada no Google e notará vários artigos similares de outros rpgs, onde trocastes apenas sinônimos.

Design
Nota parcial: 3.5/4.0
A logomarca do fórum não contém poluição visual. A ideia que nos é transmitida é que tal personagem não fora escolhida de forma randômica e sim pela sua inteligência– refiro-me a Itachi Uchiha – nivelando o nível do fórum ao da inteligência do personagem.
Notei que o banner utilizado para parcerias não possui a mesma vivacidade que a logomarca, digo, seria interessantíssimo uma nova proposta para tal, porém com um ar menos amador, afinal, não condiz com o nível do design do fórum atual. É como comparar água com vinho.

A paleta de cores do fórum é agradável aos olhos, mas apenas visando algo complementar - que deveria existir em toda a web, seria crucial para pessoas com daltonismo - a de mudar as cores do tema, para se adequar a sua visão. Afinal, para muitos portadores da ‘anomalia genética’ distinguir o excesso de vermelho em vosso tema será exaustivo.

Os “widgets personalizados” foram bem selecionados e estão dispostos de forma acertada. Com relação às categorias, não tenho nada a dizer que já não tenha dito antes. A acessibilidade do seu fórum é excepcional. Dois cliques – em áreas mais robustas, talvez três - são o suficiente para chegar ao destino traçado. Há diversos atalhos úteis por todo o fórum que, por sua vez, visa facilitar e muito o acesso coisas rotineiras.

Os ranks me recordam a logomarca, o que é bom, afinal um usuário associará automaticamente uma coisa a outra e o ligará a teu fórum. É essa ligação a qual sugiro que tenha em um novo banner. Apenas uma ressalva, no efeito “Exibir perfil”, digo-o que quando um usuário é iniciante, assim como eu, ele retorna: “undefined” e você pode pedir auxílio sobre na nossa seção de suporte.

Seu fórum é tão inclusivo e “aconchegante” que notei quatro usuários – staffs e ex-staffs – deste fórum de ajuda, sem me incluir, registrando-se por lá. Em outras palavras, continue assim.

Outros critérios
Nota parcial: 0.2/2.0
Em primeiro lugar, falemos das regras. Essas são muito bem construídas, com isso quero dizer que: são claras, simples e objetivas. Algumas até possuem legendas adicionais para facilitar o compreendimento. Inclusive, não me refiro somente as que foram feitas esse ano ou o ano passado, até as mais antigas também eram.

Entretanto, tive o desprazer de ver o descaso do fundador com os banimentos dos usuários. Em palavras menos hostis: “se não me agradar e aos meus amigos, o banimento virá rapidinho”. E isso é como dizem: um tapa na cara da sociedade, além de ser completamente abominável – afinal, se não fosse um fórum público e sim privado para vossos amigos faria mais sentido esse fetiche de agrado, mas como não é o caso, a sua forma de tratar um usuário, estando ele ERRADO ou NÃO; é completamente horrenda.

A equipe é descompromissada, com algumas exceções (Mari, caso ela ainda seja da equipe e Karma, eu particularmente não sei como isso funciona) e quando digo isso me refiro fielmente a demora no atendimento das missões, treinos e afins. Acredito que o fórum possui uma equipe até que grande, mesmo ela não sendo enaltecida em lugar algum e eu tive que descobrir isso “fuçando”. Acrescento ainda mais sobre a equipe: encontrei alguns casos e notei também pelo chat que não há um controle de punições, o próprio fundador não sabia porque usuário X estava banido. Acredito que criar um tópico para um controle seria essencial.
Seu fórum apareceu em quarto em três motores de busca diferentes, quando pesquisei por “Naruto RPG”, o que é muito bom, dada á fama do manga/anime e considerando o tamanho do fórum – claro, se compararmos ambos, pensaríamos em projetos maiores, até mesmo de jogos oficiais.

Não encontrei presença nas redes sociais(Twitter e Facebook) e caso haja, divulgue mais, porque se eu que estava procurando não encontrei, imagine alguém que não está?
MateusAnjosV
Membro do Fórum

Masculino
Inscrito dia : 16/10/2015
Pontos Ativos : 2260

Ver perfil do usuário http://holder.forumeiros.com/

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Permissão deste fórum: