Análise de www.universodoscanarios.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Análise de www.universodoscanarios.com Empty Análise de www.universodoscanarios.com

Mensagem por Dr. em 27.07.14 0:31

Ficha de avaliação do fórum: www.universodoscanarios.com
Análise pedida por:CRIADOURO MARTIN
Nota final:3.1/10
Revisor:@Matheus
Data da conclusão:26/7/2014

Conteúdo, linguagem e primeiras impressões
Nota parcial: 0.8/4.0
Os fóruns e as categorias estão organizados em relatividade às necessidades fundamentais dos membros, como, por exemplo, as regras, porém, fique atento. Eu acredito que não há necessidade de uma categoria ser reservada somente para as regras, poderia unir esta categoria com outras, assim, fazendo algo mais organizado. "Tutorial aprendendo a utilizar o fórum" deveria ser um sub-fórum do fórum de Regras, ampliando-o para "Regras e Tutoriais", isso faria ser mais dinâmico. "Comunicado aos membros", "Sites, Blogs, Etc...", "Notícias, Vídeos e Musicas" e "Entrevistas"; na minha opinião deveriam se unir num único fórum, pois seus assuntos são semelhantes, não iguais.

Eu gostei do título ele refere-se muito bem ao assunto do fórum, fazendo com que ele seja rapiadamente achado nos motores de busca, de forma, que trás novos membros ao fórum e ao serviço Forumeiros, às vezes por curiosidade, outras por necessidade e outras por diversão. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", essa é a descrição do fórum, gostei da frase, ela é bem reflexiva.

Não gostei do que vi, em primeira instância. A página inicial é o portal, mas ele é confuso e embolado; existe um pop-up que manda o usuário se registrar ou logar, o que afasta novos membros que estão lá simplesmente por visitar, mas vão embora por pensar que a equipe de Staff é mal organizada, eu indico que coloque a opção de fechar essa janela. Logo que me registrei, gostei do que vi. O fórum é em claro e organizado.

Não há descrições nas categorias.

O tema debatido é o mundo dos pássaros, a credibilidade,a o meu ver, é elevada, tendo em mente que muito dos usuários são criadores profissionais ou donos de criadouros, o que impõe ao usuário que o fórum é profissional. A linguagem usada é o português em sua forma culta, tal qual é respeitado por todos os membros.

Design
Nota parcial: 1.2/4.0
O logo é bem característico, gostei dele. Ele reflete a essência do fórum, nele se exibem três tipos de pássaros, o que passa ao visitante uma mensagem abrangente, ou seja, que o fórum não trata somente de canários, mas também de outras espécies de aves. Não encontrei nenhum banner.

O tema, a skin, reflete bem a simplicidade dinâmica do fórum. É bem explícito ao usuário a seguinte mensagem: "Somos simples, mas grandes", algo muito interessante, que leva o membro a ter curtiosidade e entrar no fórum, mesmo sendo simples, os assuntos e temas postos em xeque são de suma importância, sem contar, que além de raro é inovadora essa tipologia de fórum na Rede Forumeiros.

A paleta de cores utilizada é o azul e o branco. Tal qual é uma combinação bonita, na qual reflete bastante aos pássaros, principalmente à arara azul ou ao azulão.

Não existem widgets no fórum. As categorias e menus estão dispostas logicamente, mas tenha em mente que menus e categorias desnecessárias devem ser neutralizadas, como eu disse acima sobre as categorias e fóruns, um exemplo de menu desnecessário é o da Galeria, que ao meu ver, é o menos acessado de todos os menus disponibilizados pelo fórum.

A acessibilidade é básica, fornece um acesso rápido dos fóruns, e em dois cliques se estão no lugar desejado. Mas eu indico, como citei acima, que junte alguns fóruns. O ideal é três cliques para se achegar ao lugar desejado.  Menus que levam a páginas, que levam a páginas são totalmente ruins para a imagem do fórum.

As imagens e ícones em geral são bonitos, alguns são baseados nos daqui, do Fórum dos Fóruns. Eu gosto deles, os mesmos transpassam uma imagem de profissionalismo; o mesmo vale para os ícones dos fóruns, mensagens e categorias.

O fórum é bem criativo, devo admitir que nunca vi um fórum com tal tema. É inovador, e como eu disse acima, bem útil, tanto para visitantes interessados em solucionar problemas, como para veteranos interessados em propor soluções.

Outros critérios
Nota parcial: 1.1/2.0
Existe diversas regras, e todas elas atendem às necessidades dos usuários, fazendo-os ter em mente que há tal necessidade. As regras são claras e diretas, não muito obtusas ou limitadas.

A qualidade da equipe é boa, porém, enquanto estava a analisar o fórum, o administrado-fundador me mandou uma Mensagem Privada, um tanto rude. Não achei algo muito educado a fazer à um membro novo. Existe o bloqueio de MP, que impossibilita o envio de MP sem uma certa quantidade de posts; o que torna impossível uma resposta às MPs administrativas.

Nos motores de busca, é o primeiro fórum/site que aparece nas pesquisas, não há o que comentar.

O fórum está presente nas mais utilizadas redes sociais, como Facebook e Twitter, este é um meio bem útil de atrair novos membros ao vosso fórum.
Dr.

Dr.
Hiperativo

Masculino
Inscrito dia : 04/02/2013
Pontos Ativos : 3419

https://ajuda.forumeiros.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: