[TUTORIAL] Colocar um jogo online em seu fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Membro Entusiasta
  • 0

[TUTORIAL] Colocar um jogo online em seu fórum Empty [TUTORIAL] Colocar um jogo online em seu fórum

Mensagem por Solkis 10.06.09 0:22

Com este tutorial poderá aprender como poderá colocar jogos online disponíveis em seu fórum, o objetivo dele na maioria das vezes é para entreter os usuários e, pode ser adicionado tanto em locais que aceitam códigos BBCode quanto locais que aceitam HTML. Veja como deverá ser feito:



--> Tutoriais e astúcias <--
Colocar um jogo online em seu fórum




- Aceder à página web que contenha o jogo desejado;
Existem vários sites onde poderá encontrar jogos online, o site seleccionado para realizar o tutorial foi: Qual Jogo

Mas existe uma infinidade deles, colocamos aqui alguns exemplos:


- Exibir o código fonte da página:
Para que possamos obter o código do jogo, teremos de aceder ao código fonte da página, este mostrará quais são os códigos HTML que a compõe.

No menu superior do seu navegador deverá clicar em "Exibir", agora no menu que será mostrado, você deverá selecionar "código fonte".

(carregue para aumentar)
[TUTORIAL] Colocar um jogo online em seu fórum Jogos_10

Os nomes dos menus não é igual em todos os navegadores, por exemplo, no Mozilla Firefox o caminho a seguir seria: menu superior "Ver" e de seguida o item "Ver código-fonte da página".
Caso prefira poderá carregar em "Ctrl + U", mas este atalho pode não ser o mesmo para todos os navegadores.

Caso tenha em seu computador, o Mozilla Firefox utilize-o, para fazer este processo, e já perceberá porquê!



- Agora que estamos no código fonte, teremos de encotrar o que nos interessa:
Dentro do código fonte, você verá varios códigos HTML mas, não necessitaremos de tudo que está lá, somente precisaremos de uam parte, a parte referente ao jogo. Então teremos de fazer a separação do que é necessário e o que não é.

Depois de aceder à página do código-fonte deverá carregar em "Ctrl +F" onde será aberta uma caixa de busca, no Internet será em um tipo de janela separada, já no Firefox ela será mostrada no rodapé da janela. Para fazer a busca pelo que precisamos, digite:
<embed
Este código é o início da tag "<embed>" que tem como função inserir este tipo de conteúdos na página.

Deverá copiar tudo, até que encontre a tag de fechamento, que no caso será:
</embed>
O que encontrará será algo como:
<embed src="http://www.freegame168.com/flash-game-net-bmnvlsd89fsdg/2980.swf" quality="high" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" type="application/x-shockwave-flash" width="600" height="600"></embed>
Lembre-se que uma página poderá ter mais de um jogo ou outro conteúdo que utilize esta tag então, nem sempre obteremos o resultado pela primeira vez e, teremos de fazer outras buscas no código-fonte para que possamos encontrar a parte adequada à nossa necessidade no momento.

Caso tenha dúvidas, copie todas as parte que estejam entre tag's "embed".

Após encontrar o que realmente procura, copie o código pois iremos trabalhá-lo no próximo passo, com o objetivo de conseguir utilizá-lo no formato BBCode e também no formato HTML.

Lembra-se de termos dito que era recomendável a utilização do Mozilla Firefox, pois então, neste navegador, poderemos visualizar apenas o código-fonte do conteúdo que desejarmos! Mas atenção, para que a parte que seleccionamos englobe o jogo é necessário que comecemos a seleccionar algum conteúdo que esteja antes do jogo e um outro que esteja depois, pode inclusive ser a última letra do último texto que esteja antes do jogo!


- Trabalhar o código obtido para gerar a versão HTML e a versão BBCode:
neste tutorial, iremos utilizar como exemplo o seguinte jogo:
Jogo Pac man

  • Determinar o código HTML;
Não terá de ser feito nada. O código HTML será o mesmo que você retirou no item anterior do código fonte, não sendo necessário fazer nenhuma modificação para que o mesmo funcione adequadamente.

  • Determinar o código BBCode;
Teremos de voltar a utilizar o código HTML que nos foi fornecido. então vamos utilizar o mesmo exemplo que utilizamos antes mas, agora para outros fins:
<embed src="http://www.qualjogo.com/jogos/files/swf/Pac_man.swf" menu="false" quality="high" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer/" width="490" height="470">
Todos estes valores terão de serem encontrados mas, não é tudo isso que iremos necessitar. Você verá que teremos de encontrar algumas propriedades, que são: "height", "width" e "src". Veja também que só iremos necessitar do que estiver entre aspas (" "), o colorido:
EXEMPLO escreveu:http://www.qualjogo.com/jogos/files/swf/Pac_man.swf -> Endereço do jogo
490 -> Largura do jogo
470 -> Altura do jogo
Compreendido isso poderemos partir para o código BBCode, que terá de ser estruturado substituindo o que está destacado: "VERDE", "LARANJA" e "VERMELHO", com isso teremos o código completo, veja só como ficará ao final:
[flash(Largura,Altura)]Enderço[/flash]
Exemplo do jogo usado acima:
Código:
[flash(490,470)]http://www.qualjogo.com/jogos/files/swf/Pac_man.swf[/flash]


- Adicionar o codigo concluído;
Agora que tudo está pronto teremos de colocar o código no fórum, poderá utilizá-lo em quaisquer locais que aceitem HTML, como mensagem da home-page, widgets do fórum/portal e uma outra infinita gama de locais. O BBCode poderá ser utilizado em mensagens privadas e em mensagens convencionais.




--> FAQ do Tutorial <--
Colocar um jogo online em seu fórum



  • O jogo não está se reproduzindo, o que aaconteceu?
    Isso geralmente ocorre por causa do endereço do arquivo do jogo. Confira-o, veja se está deste modo:
    /arquivo.swf
    Isso significa uma abriviatura de caminho, que indica que o arquivo do jogo está no mesmo local da página, então para que funcione perfeitamente deverá adicionar o endereço do site antes disso, veja um exemplo:
    Em alguns casos pode ser que nem assim funcione, para isso deverá criar um tópico expondo sua dúvida.
  • Não encontrei nada em minhas buscas mais o jogo está na página!
    Nem todos os jogos utilizam esta estrutura, alguns utilizam outras, como por exemplo scripts em javascript que exibem o jogo. Neste caso será muito mais complicado obter o código e, será necessária uma investigação mais profunda. Para isso crie um tópico com a sua dúvida.
  • Posso redimensionar o jogo?
    Sim, terá de modificar os valores que define, width e height para como desejar. Lembre-se somente que deve colocar valores que não deformem a tela de exibição do jogo.






© Fórum dos Fóruns



[TUTORIAL] Colocar um jogo online em seu fórum Act_bottom Se tiver alguma dúvida relacionada com este tópico crie um tópico com o seguinte título:
Colocar um jogo online em seu fórum
Solkis

Solkis
Membro Entusiasta
Membro Entusiasta

Membro desde : 26/01/2008
Mensagens : 9983
Pontos : 12071

https://ajuda.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos