Rastreadores Google/Adsense e configuração do ficheiro robots.txt
3 participantes
Fórum dos Fóruns :: Ajuda e atendimento ao utilizador :: Outras questões :: Questões resolvidas: Outras questões
Página 1 de 1 • Compartilhe
Rastreadores Google/Adsense e configuração do ficheiro robots.txt
Detalhes da questão
Endereço do fórum: https://www.forumnsanimes.com/
Versão do fórum: AwesomeBB
Descrição
https://www.forumnsanimes.com/robots.txt
Preciso que essas duas linhas sejam removidas do meu fórum:
User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:
User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:
Sou usuário PREMIUM da forumeiros há bastante tempo, e esse código está me prejudicando muito, pois está proibindo o rastreador de minha plataforma de anúncios de exibir os mesmos de forma consonante com o conteúdo da página.
Minha métrica de CTR está provavelmente prejudicada por conta disso, o que pode ser conferido como um problema nessa página, que orienta a fazer exatamente o que estou solicitando: https://support.google.com/adsense/answer/10532
Eu pago caro para a forumeiros pelos benefícios PREMIUM há um bom tempo e sou parceiro de vocês há anos, sendo um dos maiores fóruns do idioma, certamente o mais movimentado do gênero animes. Como Webmaster há mais de 7 anos, sei que os técnicos da forumeiros tem perfeito e pleno acesso ao arquivo robots.txt do meu fórum.
Sendo assim, não se vislumbra nenhum motivo para recusar essa justa e razoável solicitação e manter, sem motivo, essas linhas que prejudicam um parceiro fiel de longo prazo.
Agradeço imensamente pela atenção, desde já.
Lobs
Re: Rastreadores Google/Adsense e configuração do ficheiro robots.txt
Olá @Lobs,
Vou esclarecer com o Admineiro se é possível remover essas linhas, aguarde
Atenciosamente,
pedxz.
Atenciosamente,
pedxz.
tikky- Admineiro
- Membro desde : 13/01/2017
Pontos : 9217
pedxz escreveu:Olá @Lobs,
Atenciosamente,
pedxz.
Boa noite, @pedxz
Eu presumo que é provável que apenas os técnicos tenham essa opção. Mas aguardarei.
Grato pela diligência.
Boa noite @Lobs,
Primeiramente devo esclarecer que os técnicos são raramente contactados de imediato, exceto quando estamos na presença de um problema generalizado (que pode afetar a globalidade dos fóruns). Creio que seja por esse motivo que o Moderadeiro tenha encaminhado o problema para mim antes de tudo.
Quanto ao seu "problema" e não querendo parecer rude, estamos perante um equivoco. Na verdade há uma grande diferença entre as linhas que são apresentadas no endereço URL que anexou (suporte AdSense) e as linhas que se encontram no robots.txt do seu fórum.
No suporte AdSense encontramos a seguinte linha: Disallow: /.
Já no arquivo robots.txt do seu fórum encontramos a linha: Disallow:
No primeiro caso estamos interditando o acesso dos rastreadores da Google pelo símbolo /.
Já no seu caso, a linha Disallow : não é seguida de qualquer valor, o que significa que todos os robôs estão autorizados a rastrear o seu fórum.
Não vejo qual seria o interesse da empresa em prejudicar o consumidor, seja de que forma for. O bloqueio dos tais rastreadores só acontece quando o fundador mantém o fórum privado (não acessível a visitantes) e visivelmente esse não é seu caso. Portanto se o fórum não é indexado/referenciado, é por escolha do Fundador (de mantê-lo privado) e não de Forumeiros.
Caso a sua métrica CTR - como você mesmo referiu - esteja sendo afetada, você deve procurar por outras causas, pois lhe garanto que em nada tem a ver com o ficheiro robots.txt.
Espero ter sido esclarecedor quanto à sua questão e mantenho-me à sua disposição para quaisquer dúvidas adicionais relacionadas.
Atenciosamente,
RafaelS.
Primeiramente devo esclarecer que os técnicos são raramente contactados de imediato, exceto quando estamos na presença de um problema generalizado (que pode afetar a globalidade dos fóruns). Creio que seja por esse motivo que o Moderadeiro tenha encaminhado o problema para mim antes de tudo.
Quanto ao seu "problema" e não querendo parecer rude, estamos perante um equivoco. Na verdade há uma grande diferença entre as linhas que são apresentadas no endereço URL que anexou (suporte AdSense) e as linhas que se encontram no robots.txt do seu fórum.
No primeiro caso estamos interditando o acesso dos rastreadores da Google pelo símbolo /.
Já no seu caso, a linha Disallow : não é seguida de qualquer valor, o que significa que todos os robôs estão autorizados a rastrear o seu fórum.
Não vejo qual seria o interesse da empresa em prejudicar o consumidor, seja de que forma for. O bloqueio dos tais rastreadores só acontece quando o fundador mantém o fórum privado (não acessível a visitantes) e visivelmente esse não é seu caso. Portanto se o fórum não é indexado/referenciado, é por escolha do Fundador (de mantê-lo privado) e não de Forumeiros.
Caso a sua métrica CTR - como você mesmo referiu - esteja sendo afetada, você deve procurar por outras causas, pois lhe garanto que em nada tem a ver com o ficheiro robots.txt.
Espero ter sido esclarecedor quanto à sua questão e mantenho-me à sua disposição para quaisquer dúvidas adicionais relacionadas.
Atenciosamente,
RafaelS.
RafaelS. escreveu:Boa noite @Lobs,
Caso a sua métrica CTR - como você mesmo referiu - esteja sendo afetada, você deve procurar por outras causas, pois lhe garanto que nada têm a ver com o ficheiro robots.txt.
Atenciosamente,
RafaelS.
Boa noite, @RafaelS.
Primeiramente, agradeço pela sua resposta. Você parece estar certo sobre o assunto, cheguei a pensar nessa possibilidade. É evidente a diferença representada pelo símbolo /. Contudo, nesse caso, não faz sentido algum a existência dessa linha, uma vez que os robôs estão autorizados a rastrear o fórum de qualquer jeito. Sendo assim, qual a função desempenhada pela linha supracitada? Não faz muito sentido.
Além disso, me causou estranheza o trecho do seu post cuja retórica é: "O bloqueio dos tais rastreadores só acontece quando o fundador mantém o fórum privado (não acessível a visitantes) e visivelmente esse não é seu caso. Portanto se o fórum não é indexado/referenciado, é por escolha do Fundador (de mantê-lo privado) e não de Forumeiros", dado que o robô Mediapartners-Google indexa o conteúdo do site tão somente para efeitos de escolha do anúncio que será mostrado na página específica. Sendo assim, ele é diferente do Googlebot, que é o robô cuja função é indexar e referenciar os sítios para fins de construção do índice utilizado pelo mecanismo de pesquisas do Google.
Não é do interesse de ninguém que prejuízos sejam produzidos ou permaneçam vigentes. Solicito, então, que confirme as informações fornecidas por si, levando tudo isso em consideração.
Desejo-te uma ótima noite.
Atenciosamente,
Lobs.
Olá novamente @Lobs,
Como é evidente não estou por dentro dos detalhes técnicos quanto à presença das linhas mencionadas. Pode ser uma questão de conveniência, explicitude, exatidão ou qualquer outro motivo.
O que lhe posso garantir é que o acesso dos robôs não está sendo negado uma vez que não temos nenhum parâmetro, condição ou critério após o Disallow : .
Neste caso especifico, a presença dessas linhas equivale à ausência das mesmas, nada muda.
Quanto ao exemplo que eu dei, foi num modo geral e não me referia especificamente ao seu caso em concreto. Apenas me limitei a mencionar um dos casos em que os robôs da Google (e não Google Adsense!!) poderiam ter o acesso restringindo, o que resultaria em um impacto negativo na indexação do fórum no motor de busca em questão. Se o acesso do robô da Google Adsense também é afetado pela situação do fórum privado, isso é algo que já não posso responder com toda a certeza, mas pessoalmente creio que sim. Nada que uma pequena simulação não possa revelar.
Para ser completo e não deixar lugar a mais dúvidas, o robô ao qual nos referimos neste tópico é o rastreador Google Adsense, que querendo ou não, representa uma proposta e serviço diferente do rastreador do Google. Além de eles partilharem alguma da informação presente no fórum eles se diferenciam pela forma como usam essa informação. Enquanto o GoogleBot é responsável pela indexação do site, o Mediapartners-Google procura apresentar anúncios que sejam relevantes para os utilizadores do fórum.
Seja como for, o seu fórum não está sendo afetado por qualquer restrição. No fim das contas, creio que isso seja o mais importante para si, mesmo estranhando a presença das ditas linhas.
Espero ter sido esclarecedor mais uma vez e lamento qualquer confusão que a minha última mensagem possa-lhe ter causado.
Mantenho-me ao dispor para quaisquer outras dúvidas.
Atenciosamente,
RafaelS.
Como é evidente não estou por dentro dos detalhes técnicos quanto à presença das linhas mencionadas. Pode ser uma questão de conveniência, explicitude, exatidão ou qualquer outro motivo.
O que lhe posso garantir é que o acesso dos robôs não está sendo negado uma vez que não temos nenhum parâmetro, condição ou critério após o Disallow : .
Neste caso especifico, a presença dessas linhas equivale à ausência das mesmas, nada muda.
Quanto ao exemplo que eu dei, foi num modo geral e não me referia especificamente ao seu caso em concreto. Apenas me limitei a mencionar um dos casos em que os robôs da Google (e não Google Adsense!!) poderiam ter o acesso restringindo, o que resultaria em um impacto negativo na indexação do fórum no motor de busca em questão. Se o acesso do robô da Google Adsense também é afetado pela situação do fórum privado, isso é algo que já não posso responder com toda a certeza, mas pessoalmente creio que sim. Nada que uma pequena simulação não possa revelar.
Para ser completo e não deixar lugar a mais dúvidas, o robô ao qual nos referimos neste tópico é o rastreador Google Adsense, que querendo ou não, representa uma proposta e serviço diferente do rastreador do Google. Além de eles partilharem alguma da informação presente no fórum eles se diferenciam pela forma como usam essa informação. Enquanto o GoogleBot é responsável pela indexação do site, o Mediapartners-Google procura apresentar anúncios que sejam relevantes para os utilizadores do fórum.
Seja como for, o seu fórum não está sendo afetado por qualquer restrição. No fim das contas, creio que isso seja o mais importante para si, mesmo estranhando a presença das ditas linhas.
Espero ter sido esclarecedor mais uma vez e lamento qualquer confusão que a minha última mensagem possa-lhe ter causado.
Atenciosamente,
RafaelS.
RafaelS. escreveu:Olá novamente @Lobs,
Atenciosamente,
RafaelS.
Bom dia, @RafaelS.
Sendo assim, não vislumbro mais quaisquer problemas no arquivo robots.txt. Agradeço novamente pelo seu bom atendimento e diligência.
Atenciosamente,
Lobs.
Ora essa, sempre ao dispor!
Tópico resolvidoMovido para "Questões resolvidas". |
Fórum dos Fóruns :: Ajuda e atendimento ao utilizador :: Outras questões :: Questões resolvidas: Outras questões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos