[FAQ] Gerir a galeria do fórum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Membro Entusiasta

[FAQ] Gerir a galeria do fórum Empty Galeria Publica e Galeria Profissional

Mensagem por Solkis 06.07.09 0:51

[FAQ] Gerir a galeria do fórum Galerie Galeria do fórum


A galeria de um fórum é um espço em que é permitido o compartilhamento de imagens públicas entre os usuários. Poderá enviar as imagens de seu computador para o servidor e dispõe de um espaço de 10Mb de espaço em um disco para estocar imagens. O fórum pode beneficiar de um aumento deste espaço de disco, para isso é necessário comprar créditos, seu fórum passa então a usar espaço na galeria além do que é oferecido, logo, é a galeria profissional.



--> Perguntas e respostas frequentes <--
Gerir a galeria do fórum




- Ativar a galeria e fazer as configurações gerais:
Para que possamos ativar a galeria e fazer algumas configurações principais teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Configuração.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img126

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Ativar galeria - Terá de ativar esta opção para que possa utilizar a galeria do fpirum e para que os membros tenham acesso à mesma.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta Ativar sistema de cotação - Ative esta opção para que uma opção de votação seja exibida ao final da página de visualização da imagem. Com isso é feito a média da imagem para a avaliação por nota.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Selecionar a visualização das notas - Poderá selecionar como serão exibidos as notas nas imagens, somente por números que podem variar de 0 á 5, somente de imagens ou por números e imagens.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta Ativar o sistema de comentários - Poderá selecionar se os membros podem postar comentários referente a uma imagem da galeria.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110510Seta Ativar o sistema de transição para a apresentação em slides - Poderá escolher se os membros podem ver as imagens pelo modo de apresentação de slides.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110610Seta Ativar o sistema de transição para a apresentação em slides - Caso tenha ativado a possibilidade de utilizar a apresentação de slides poderá também utilizar esta opção para permitir ou não a transição entre uma foto e outra.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110710Seta Mostrar o sistema de navegação das fotos Qundo estamos visualizando uma imagem, caso ative esta opção será exibida as setas para que possa navegar nas imagens da categoria/álbum.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110810Seta Ver a foto em um popup Com isso ao clicar na imagem durante a sua visualização detalhada você poderá ver a mesma mas em tamanho completo e sem a estrutura do fórum. Em alguns navegadores será em outra janela mas em outros será em uma nova aba.


- Criar categorias e albúns:
Para que possamos eviar imagens é necessário que tenhamos algumas categorias criadas. Para criar as categorias teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Gestão.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img216


Para criar uma categoria, que poderá conter imagens e também álbuns (podemos fazer uma relação á um fórum e a um sub-fórum) bata carregar em: [FAQ] Gerir a galeria do fórum Ajouter Adicionar uma categoria, depois de criada uma categoria verá a opção de criar um álbum: [FAQ] Gerir a galeria do fórum Ajouter Adicionar uma álbum. Para facilitar a navegação e criar algo mais organizado crie categorias e álbuns a mais para melhor classificar. Este é um sistema de organização parecido com os dos fóruns.


  • Criar categorias e álbuns;

Como as opções e formas utilizadas são as mesmas, poderemos estudar os dois tipos de criação juntamente:

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img316

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Nome da categoria - Terá de definir o nome da sua categoria, nome, esse que constará na estrutura do Fórum.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta Descrição - Aqui você poderá, caso queira adicionar uma descrição para seu álbum, funcionando como uma introdução ao conteúdo que os usuários irão encontrar.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Categoria mãe (para esta categoria) - Nesta opção terá de escolher o local onde afixar o fórum, pode ser à "raiz" do Álbum, a uma categoria já existente.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta Foto associada à categoria - Caso queira poderá enviar uma imagem representativa para esta categoria.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110510Seta Aceitação de fotos - Poderá definir se a categoria está livre para o envio das imagens ou se o acesso está bloqueado, somente podendo ver o seu conteúdo mas não podendo adicionar novas imagens.


- Configurar os modos de visualização da página principal:
Para que possamos fazer algumas configurações referentes à página inicial do nosso álbum teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Página inicial.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img414

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Número de alinhamentos das fotos visualizadas na página inicial - Defina qunatas imagens serão exibidas por linha dentro dos álbuns e categorias do seu álbum.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta Número de fotos e álbuns mostrados por página em uma categoria (largura x altura) - Defina as medidas das miniaturas que serão exibidas como imagem do álbum/cateogoria e também das imagens em tamanho menor.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Mostra o número total de fotos na página inicial - Quando ativo, o número total de fotos em cada categoria/álbum é exibida dentro dos mesmos. Também é exibida o total de imagens da galeria toda.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta Número total de comentários na página inicial - Quando os comentários estão ativos esta opção irá exibir o número total de comentários feitos dentro de um mesmo álbum/categoria.


- Configurar os álbuns pessoais:
Cada membro poderá ter seu próprio álbum pessoal que poderá ou não ser visualizado por todos. Para configurarmos as autorizações teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Álbuns pessoais.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img514

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Os álbuns pessoais podem ser moderados por seus proprietários - Caso ativada esta opção os donos dos álbuns pessoais, além de outros membros de outros grupos podem moderar o seu próprio álbum.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta As fotos devem ser aprovadas por um administrador ou por um moderador antes de publicadas - Caso sim, os moderadores e adminsitradores quem tem poder de moderar os álbuns pessoais receberão alertas relacionados á aprovação das fotos que os membros desejam publicar em seus álbuns pessoais.
Autorizações
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Ver os álbuns pessoais - Defina o nível mínimo que o usuário necessita para que possa visualizar o álbum pessoal de outro membro.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta É Moderador Defina quais os grupos que tem autorização para moderarem os álbuns pessoais.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110510Seta Criar seu álbum - Defina o nível mínimo do usuário para que o mesmo possa criar o seu próprio álbum pessoal.


- Configurar opções de envio de imagens:
Para configurarmos as opções relacionadas ao envio das imagens, teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Envio.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img612

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Tamanho máximo da foto (em Mb) - Defina o tamanho máximo em Mb para a imagem. Leve em consideração que os dois campos abaixo também farão parte da validação.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta Largura máxima da foto (pixel) - Escolha o tamanho máximo da foto em sua largura. Lembre-se que este valor depende muito do que você configurou no campo acima.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Altura máxima da foto (pixel) - Escolha o tamanho máximo da foto em sua altura. Lembre-se que este valor depende muito do que você configurou no campo acima.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta Ativar o botão para enviar vários arquivos simultaneamente - Permite que voê envie mais de uma foto ao mesmo tempo (no máximo cinco fotos por vêz). Elas serão nomeadas automaticamente considerando que X é o nome dado á elas: X-1.jpg, X-2.jpg, X-3.jpg ...
Solkis

Solkis
Membro Entusiasta
Membro Entusiasta

Membro desde : 26/01/2008
Mensagens : 9983
Pontos : 12071

https://ajuda.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Membro Entusiasta

[FAQ] Gerir a galeria do fórum Empty Re: [FAQ] Gerir a galeria do fórum

Mensagem por Solkis 06.07.09 0:51

- Configurar opções de visualização das imagens:
Para configurarmos as opções relacionadas à visualização das imagens, teremos de aceder á:
Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Visualização.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum Img712

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Utilizar fotos pequenas para visualização (não para fotos em tamanho real) - marque se deseja que sejam exibidas miniaturas nas páginas da galeria.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta Tamanho máximo de visualização das fotos (largura x altura, em pixel) - Com base na opção acima defina um tamanho máximo para as mininiaturas.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Método de triagem automático - Escolha o modo automático de indexação das imagens dentro do álbum segundo so critérios mais apropriados para o seu fórum.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta Método de triagem automático - Selecione se deseja que o modo de triagem acima seja em ordem crescente (do menor para maior) ou decrescente (maior para o menor).


- Modificar as cores da galeria:
Para modificarmos as cores da galeria, teremos de aceder à:
Painel de Controle -> Visualização -> Imagens e Cores -> Cores.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 111

[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110111Seta Estilo e contorno das fotos - Quando uma imagem é exibida ela ou pode possuir uma sombra ou um contorno. Através desta opção escolha qual é a mais apropriada para o estilo do seu fórum.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110210Seta Cor dos álbuns e das categorias - Esta cor representa o fundo da moldura onde a imagem é colocada. Atrás da mesma poderá encontrar a sombra ou o contorno que foi definido anteriormente.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110310Seta Cor do ícone dos álbuns, categorias e fotos - Cor que representa a sombra, caso a mesma esteja selecioanda na opção 1.
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110410Seta Cor do contorno dos álbuns e das categorias - Cor que representa a borda, caso a mesma esteja selecioanda na opção 1.


- Modificar as imagens usadas na galeria:
Para modificarmos as que são utilizadas na galeria, teremos de aceder à:
Painel de Controle -> Visualização -> Imagens e Cores -> Gestão das imagens -> Modo avançado -> Álbum.

(carregue na imagem para aumentar)
[FAQ] Gerir a galeria do fórum 110





--> FAQ do Tutorial <--
Gerir a galeria do fórum




  • Qual o espaço padrão de alojamento da minha galeria?
    Quando não utilizamos créditos o tamanho é de 10Mb.
  • Onde posso visualizar as estatísticas de espaço gasto?
    Para visualizar as estatísticas da galeria terá de aceder á:
    Painel de Controle -> Módulos -> Galeria -> Espaço disco.
  • Como utilizar os créditos na galeria profissional?
    Para utilizar os seus créditos depois de já os possuir aceda á:
    Painel de Controle -> Diversos -> Utilizar créditos -> Estoque.
  • Como funciona o espaço suplementar?
    Assim que você adicionar espaço para estoque, você terá 1 mês de validade. Você poderá aumentar o tempo e a validade em seguida.
    Isso quer dizer que ao comprar espaço para a galeria profissional seu fórum dispõe de 1 mês para utilizar a integralidade deste espaço adquirido, se isso não ocorrer neste período o espaço não utilizado será perdido. Durante este período o administrador poderá renovar o espaço comprado por mais tempo ou espaço no disco, em X MB por X meses. O administrador tem a possibilidade de escolha.

    Ao findar deste período as suas fotos são conservadas, ao contrário da maior parte dos alojadores de imagens, Forumeiros não suprime as fotos mesmo quando o espaço do disco perdeu a validade. Para poder enviar mais imagens é necessário adquirir novos créditos.
  • Quais são as diferenças entre Categoria e álbum?
    A galeria de imagens do fórum pode conter categorias, uma categoria pode conter fotos e álbuns, sabendo que um álbum contém apenas fotos. Você pode converter um álbum em categoria porém você não pode converter uma categoria em álbum, somente se ela já não contiver álbuns.





© Fórum dos Fóruns



[FAQ] Gerir a galeria do fórum Act_bottom Se tiver alguma dúvida relacionada com este tópico crie um tópico com o seguinte título:
[Dúvida] Galeria Publica e Galeria Profissional
Solkis

Solkis
Membro Entusiasta
Membro Entusiasta

Membro desde : 26/01/2008
Mensagens : 9983
Pontos : 12071

https://ajuda.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos