[TUTORIAL] Criar formulários de postagem

2 participantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Membro Entusiasta
  • 0

[TUTORIAL] Criar formulários de postagem Empty [TUTORIAL] Criar formulários de postagem

Mensagem por seender 28.04.13 9:46


[TUTORIAL] Criar formulários de postagem Ecrire10

Criar um formulário de postagens

Em algumas seções do fórum, é necessário que as mensagens sigam um mesmo padrão. Veja como simplificar o processo através de um formulário, que gerará uma mensagem conforme o modelo previamente escolhido.

[TUTORIAL] Criar formulários de postagem Act_bottomAnteriormente era necessário criar manualmente os formulários, o que demandava tempo e exigia conhecimentos de Javascript e HTML. Com o gerador, isso não acontece mais; porém é importante frisar que a ferramenta está hospedada em um servidor gratuito e pode não estar disponível a todo momento.

O gerador funciona perfeitamente em versões atuais do Chrome, Firefox e Safari.
--> Tutoriais, dicas e astúcias <--
Criar um formulário de postagens


- Acessar o gerador de formulários
Para começar, acesse o Gerador de formulário de postagens para fóruns Forumeiros.

A página que abrirá é exatamente igual ao painel de administração dos fóruns e possui na parte superior instruções de como deverá prosseguir para utilizar. Contudo, recomendamos que continue lendo o tutorial, assim poderá tirar maior proveito da ferramenta.


- Conhecer a página inicial
Assim que a página carregar, você se deparará com duas "caixas". Na do lado esquerdo encontrará todos os tipos de campos disponíveis que poderão ser adicionados ao formulário.

Do lado direito você montará a estrutura do formulário, servindo como pré-visualização do trabalho final. No próximo passo trataremos sobre como movimentar, adicionar e remover os campos.

(clique na imagem para ampliar)
[TUTORIAL] Criar formulários de postagem 110


- Adicionar, remover, organizar e personalizar os campos
Adicionar: para adicionar controles, basta arrastar os controles que estão do lado esquerdo para a caixa do lado direito.

Excluir: clique duas vezes no campo desejado e confirme a exclusão

Ordenar os campos ao passar o mouse sobre o campo que deseja reposicionar, o ponteiro do mouse passará a ser uma seta, indicando que você poderá clicar e arrastar verticalmente para a posição que for mais conveniente.

Alterar o nome: clique sobre o nome do campo (por exemplo "Texto", "Lista" ou "Número").

Personalizar propriedades específicas: poderá personalizar as propriedades específicas de cada campo (o que pode ser alterado em cada um será especificado no próximo ponto) clicando no campo desejado e alterando na caixa que aparecerá do lado esquerdo, abaixo da lista de campos pré-definidos.

(clique na imagem para ampliar)
[TUTORIAL] Criar formulários de postagem 210


- Tipos de campo que podem ser adicionados
Os campos que podem ser adicionados foram pensados para atender a maioria dos anseios dos administradores. Pode ser que ele não atenda todas as suas necessidades, mas com certeza trará recursos suficientes para que consiga ter um bom formulário.

Tipos
Nome
Para que usar
Observações
TextoPara todo tipo de texto que seja curto, por exemplo o título do tópico ou o nome de uma música/filme.Pode-se personalizar o número máximo de caracteres e marcar se o preenchimento é ou não obrigatório.
CorSeletor de cores no formato hexadecimal ( exemplo #FFFFFF).Não há pré-visualização, só funcionará no formulário final.
DataSeletor de datas. No tópico postado será no formato AAA-MM-DD (dependendo do navegador utilizado para preencher).Por tratar-se de um campo introduzido recentemente, nem todos os navegadores suportam.
NúmeroAceita somente valores numéricos e que estejam dentro de um intervalo.É possível personalizar o número mínimo, o máximo e o intervalo. Por exemplo, se definir o mínimo como 0, o máximo como 10 e o intervalo como 2, o usuário poderá preencher o campo com os valores {0, 2, 4, 6, 8, 10}.
SeletorFunciona como o número, mas na forma de um seletor.É possível personalizar o número mínimo, o máximo e o intervalo. Por exemplo, se definir o mínimo como 0, o máximo como 10 e o intervalo como 2, o usuário poderá preencher o campo com os valores {0, 2, 4, 6, 8, 10}. Nem todos os navegadores suportam este tipo de campo.
ListaO tipo lista serve para uma lista de campos de texto. Pode ser usado, por exemplo, para listar os atores de um filme ou as músicas de um disco.Não há pré-visualização, só funcionará no formulário final.
Texto longoPara todo tipo de texto de parágrafos, por exemplo a sinopse de um filme.Pode-se personalizar o número máximo de caracteres e marcar se o preenchimento é ou não obrigatório.
Lista de escolhaUsada para que o utilizador escolha um valor dentre alguns possíveis.Os itens, quando forem listados, deverão ser separados por ;, logo esse caractere não poderá ser parte de nenhuma opção.
Lista de múltipla escolhaUsada para que o utilizador escolha mais de um valor dentre alguns possíveis.Os itens, quando forem listados, deverão ser separados por ;, logo esse caractere não poderá ser parte de nenhuma opção. No momento não é possível limitar a quantidade de escolhas.
Os outros campos são na verdade textos puros e não apresentam limitações ou particularidades.
- Configurar o formulário
Assim que terminar de montar o formulário, clique em "Próxima etapa". Você será levado a uma página onde poderá definir onde o tópico será postado e terá como compor o modelo da mensagem.

Veremos como compor o tópico posteriormente, por enquanto vamos preencher o ID do fórum onde será postado. Para isso, suponhamos que deseje postar o tópico no fórum que tem como link https://ajuda.forumeiros.com/f41-scripts-html-bbcode-e-javascript . Deverá colocar nesse campo o número que está entre o f e o traço (-), nesse caso 41.


- Criar o modelo do tópico
Nos campos "Mensagem", "Título" e "Descrição" é permitido utilizar palavras-chave que serão substituídas pelos valores dados pelo usuário quando preencher o formulário. A relação de palavras-chave e campo relacionado estão na lista da esquerda. Por exemplo:

(clique na imagem para ampliar)
[TUTORIAL] Criar formulários de postagem 310

Se quisermos compor um título de forma que fique como abaixo, teremos que utilizar o código:
[Tipo de trabalho gráfico] - Cor da fonte / Cor do fundo
Código:
[{field2}] - {field3} / {field1}
A mesma regra vale para todos os outros campos.

Vale ressaltar que na mensagem ainda são permitidos BBCode e, se ativado no fórum, HTML. Recomendamos que prepare a mensagem na caixa de edição de mensagens do fórum e posteriormente passe-a para a gerador e substitua os campos. Isso evita que tenha problemas com a códigos incorretos.

Clique em "Próxima etapa".


- Instalar o formulário
Chegou o momento de instalar o formulário. Nesse passo pedimos que siga as instruções contidas na página do gerador, visto que elas podem mudar conforme as atualizações do Forumeiros vão vindo.

Vale lembar que a qualquer momento poderá voltar aos passos anteriores, seja pela aba localizada na parte superior da página, seja pelo botão "Etapa anterior", na parte inferior.


- Resultado final
Poderão conferir um exemplo de um tutorial de pedidos gráficos parecido com o que existe aqui no FdF:
http://solkis.forumeiros.com/h10-

(clique na imagem para ampliar)
[TUTORIAL] Criar formulários de postagem 410


--> FAQ do Tutorial <--
Criar formulários de postagem



  • Posso personalizar o HTML do formulário?
    Pode personalizar tanto o HTML quanto o CSS, desde que saiba o que está fazendo.



  • Esqueci de adicionar um campo, como prossigo?
    Se ainda está na edição do formulário poderá clicar em "Etapa anterior" e adicionar / modificar o campo que desejar. Porém, se o formulário já está criado terá que fazer outro.



  • Por que o formulário não está funcionando?
    Dependemos de um servidor gratuito, logo é de se esperar que o serviço passe por algumas falhas e que os formulários deem problema.
    Frisamos que as chances são mínimas e que a situação sempre é normalizada dentro de algumas horas.



  • Novos campos serão adicionados?
    Depende da necessidade dos usuários. Se sente falta de algum campo, envie uma MP para o Solkis, desenvolvedor do formulário, para que ele analise a possibilidade de inclusão.
seender

seender
Membro Entusiasta
Membro Entusiasta

Membro desde : 07/04/2009
Mensagens : 9449
Pontos : 12455

http://www.divulgamaisweb.com https://www.facebook.com/Divulga-Mais-Web-874814432638426/

Ir para o topo Ir para baixo

Principal Contribuidor
  • 0

[TUTORIAL] Criar formulários de postagem Empty Ativação do formulário no fórum

Mensagem por Shek 01.05.14 12:18

Versão em Vídeo:


Assista em HD: https://www.youtube.com/watch?v=EnqmuP_OvZY
Shek

Shek
Principal Contribuidor
Principal Contribuidor

Membro desde : 11/04/2009
Mensagens : 18896
Pontos : 22793

https://shiftactive.blogspot.com/ https://www.facebook.com/ShiftActif https://twitter.com/ShiftActif

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos